top of page

Olá!

Vou te contar um pouco sobre minha história...

Me chamo Andrezza, aos 18 anos fui estudar psicologia na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, me formando em 2012.

Durante a faculdade conheci na prática diversas abordagens da psicologia: na área social com olhar lacaniano; com atendimentos individuais e em grupo na abordagem fenomenológica-existencial; atendendo crianças, adolescentes e adultos em situação de violência pelo olhar da psicanálise; em atendimentos de casais e famílias com base na abordagem construcionista social.​

Essa diversidade me proporcionou um olhar crítico das práticas terapêuticas, e quando comecei a atender me identifiquei com a fenomenologia-existencial.​ Desde então meu foco é nessa abordagem, seja para atendimentos individuais, seja para atendimentos de casal.

3B2A9357.jpg

​Após a graduação fiz intercâmbio em Dublin, Irlanda, o que expandiu minha percepção sobre a singularidade de cada pessoa e cultura. De volta ao Brasil, dei aulas de inglês e ingressei no mestrado no departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo.

2012

Graduação em psicologia (USP)

2016

Trabalhos voluntários em ONGs

2018

Mestrado em Ciências (USP)

2019

Início da carreira docente

2022

Retorno de atendimentos

presenciais

2023

 Pós-graduação

(Instituto Dasein)

Cursos livres e de aperfeiçoamento

Por um ano e meio trabalhei como psicóloga em uma clínica que atendia planos de saúde, o que me trouxe uma experiência muito rica.​ Posteriormente montei meu próprio consultório particular na Vila Mariana, em São Paulo e nessa época já tinha habilitação para atender online.

 

Por gostar de compartilhar conhecimento, fiz trabalho voluntário com crianças abrigadas em Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e ministrei capacitações para educadoras desses serviços. Em 2019 iniciei como professora de graduação em psicologia, sendo docente de 3 disciplinas até o final de 2020.​

Sempre busco me aprimorar, então concluí uma pós-graduação em Psicologia fenomenológica e hermenêutica no Instituto Dasein, na qual estudei interpretação de sonhos como um recurso clínico.

 

Participo de grupos de estudos sobre psicologia fenomenológica e grupos de supervisão, e frequentemente faço cursos de capacitação e aprimoramento profissional.

 

Atualmente sou professora convidada em um curso de pós-graduação, mas na maior parte do tempo me dedico à clínica particular no bairro Bela Vista em São Paulo, e on-line por videochamada.​ Minha missão agora é proporcionar aos pacientes e profissionais o desenvolvimento de todo seu potencial.

Abordagem

FENOMENOLOGIA-EXISTENCIAL

Diversas abordagens em psicologia influenciam como profissionais atuam. A abordagem fenomenológica-existencial foca na compreensão da existência a partir das relações que mantemos com nós mesmos, com o mundo e com os outros. Enfatiza a importância de entender como nossas vivências e contexto nos afetam e de reconhecer as diversas possibilidades de ser.

O objetivo é explorar o significado das experiências de cada pessoa ou casal ao buscar compreender o modo de se relacionar e esclarecer o que está acontecendo ao reafirmar as escolhas feitas a cada momento.

 

A terapia se dá por meio de uma conversa reflexiva sobre os temas trazidos em sessão e é incentivada a busca pela autonomia, permitindo que a pessoa ou casal assuma responsabilidade pelo autocuidado de maneira mais ativa.

foto livros

"Todo questionar é um buscar."

M. Heidegger

bottom of page